Chamas começaram enquanto produtor fazia aceiros na região de Poconé
Durante o final de semana, enquanto um produtor trabalhava fazendo aceiros em sua propriedade, o trator pegou fogo e as chamas se espelharam pela fazenda. O local fica no KM 47 da Transpantaneira, em Poconé, há 104 quilômetros de Cuiabá (MT).
Duas guarnições do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para conter um incêndio de grande proporção. A ocorrência foi iniciada na manhã deste sábado e segue em andamento até a manhã desta segunda-feira (9).
Com a vegetação seca e alta temperatura, as chamas se alastraram rapidamente para as demais áreas ficando fora de controle. Segundo o comandante do 1° Pelotão Independente, tenente Thiago Soares, além das guarnições dos bombeiros, equipes brigadistas do Sindicato Rural também estão integrados na força-tarefa para conter o incêndio. O comandante destacou ainda que durante o período da noite, a progressão do trabalho de combate é mais satisfatória, em virtude da diminuição da temperatura ambiente. O trabalho dos bombeiros deve durar mais algumas horas.
Desde o início do período de estiagem, este é o primeiro registro de ocorrência e combate ao incêndio de grande proporção na vegetação seca do Pantanal mato-grossense. No ano passado a região de Poconé foi uma das mais atingidas pelos incêndios. Pelo menos 400 mil hectares foram queimados, sendo o terceiro município mais atingido do país.
Por: AGROLINK –Eliza Maliszewski
Publicado em 09/08/2021 às 09:12h.