Notícias

Terça-feira será marcada por grandes variações pelo Brasil

Aproximação de uma nova frente fria pela região sul, vai proporcionar uma maior cobertura de nuvens

A terça-feira (15/06) será marcada por poucas variações no tempo em grande parte do país. No entanto, a aproximação de uma nova frente fria pela região sul, vai proporcionar uma maior cobertura de nuvens, mas sem grandes perspectivas para chuvas. Além disso, as instabilidades sobre parte do centro-oeste continuam ativas no decorrer desta terça-feira, provocando pancadas isoladas. Já na região norte, a condição de chuvas continuam restritas ao extremo norte, e no nordeste o litoral vai presenciar pancadas de chuvas passageiras que poderão ser localmente fortes em alguns pontos.

Na quarta-feira (16/06) o avanço da frente fria será de forma oceânica, sem provocar chuvas na região sul e sudeste do país. Entretanto ela provocará uma maior disponibilidade de umidade entre o litoral do RS e SP com a possibilidade de chuvas fracas e passageiras, além de uma maior cobertura de nuvens nos estados do sul. As instabilidades sobre os estados do MT, Go e DF dissipam-se diminuindo a condição de chuvas nessas localidades. Na quinta (17/06) não haverá grandes variações nas condições do tempo em relação à quarta-feira. Mantendo uma maior cobertura de nuvens sobre o litoral da região sul e sudeste do Brasil, pancadas de chuva isoladas no litoral do nordeste e as chuvas volumosas no extremo norte do país.

Saiba como fica o tempo para cada região: 

Região Norte
As chuvas volumosas continuam no extremo norte da região, especialmente ao norte do AM, metade norte do PA e no estado de RR e AP. As instabilidades também poderão ocorrer ao norte do estado do TO, no entanto de maneira muito pontual. O tempo continua firme nos estados do AC, na metade sul do AM, RO e praticamente todo o estado do TO (exceto no extremo norte).

Região Nordeste
Os ventos que sopram do mar, continuam levando a umidade necessária para a formação das chuvas em praticamente todo o litoral nordestino. Essas chuvas poderão ser localmente fortes entre o litoral norte da BA e SE. Pancadas de chuva localmente fortes também poderão acontecer ao norte do estado do MA, devido à proximidade com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Já nas demais regiões existe a possibilidade para pancadas fracas e isoladas. E a condição de tempo seco, prevalece no interior nordestino.

Região Centro-Oeste
Com uma condição muito semelhante ao dia anterior, a presença de instabilidades de altitude juntamente com o calor em superfície dará condições para a formação de pancadas de chuva isolada na região central do estado do MT, GO e no DF. No entanto, nas demais localidade a condição segue com o tempo firme e um amanhecer ameno ao sul do MS, porém no estado do MT as temperaturas continuam elevadas.

Região Sudeste
A presença da massa de ar polar sobre a região mantém o tempo firme nos quatro estados do sudeste, além disso as temperaturas ao amanhecer poderão ser menores do que 10ºC especialmente ao sul e leste de SP, região central e sul de MG e no sul Fluminense e sul do ES. Essas temperaturas seguem em rápida elevação durante o dia, podendo ultrapassar a marca dos 33ºC ao norte de MG, triângulo mineiro e oeste paulista, marcando o dia com uma grande diferença entre a temperatura mínima e máxima.

Região Sul
Nesta terça-feira a chegada de uma nova frente fria irá provocar mudança no tempo na região. A princípio esta mudança ficará apenas no RS e não será refletida em volumes significativos de chuva, apenas uma maior cobertura de nuvens e eventual garoa. Além disso, as temperaturas não terão grande elevação no período da tarde no RS. Já em SC e no PR, o dia ainda terá bastante presença de sol, mas com as temperaturas frias ao amanhecer, com a possibilidade de geadas isoladas, seguindo em gradativa elevação no período da tarde. Essa diferença nas temperaturas da manhã e tarde provocará uma amplitude térmica (diferença entre a máxima e mínima) superior à 20ºC em algumas localidades.

Por: AGROLINK –Aline Merladete
Publicado em 14/06/2021 às 19:42h.