Veja a previsão para a sua cidade aqui.
Nesta terça-feira (09/11) as instabilidades continuam bem distribuídas sobre o país. A presença de uma área de baixa pressão sobre o centro-oeste contribui para a ocorrência de chuvas volumosas e com a possibilidade de temporais na metade norte da região. Sobre o nordeste, a influência de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) inibe a formação de nuvens carregadas no nordeste do nordeste, mas favorece as instabilidades nas bordas do sistema, proporcionando volumes expressivos no Matopiba. Na região sudeste, o calor e umidade garante as instabilidades sobre toda a região, com possibilidade de granizo isolado. Por fim, na região sul o tempo terá o predomínio de sol na metade sul e devido à influência de uma massa de ar polar, as temperaturas ficam amenas.
Confira a plataforma completa de mapas aqui.
Veja a previsão para a sua cidade aqui.
Saiba como fica o tempo em cada região:
Região Norte
As instabilidades continuam com uma boa distribuição sobre a região, principalmente, devido ao fator termodinâmico (calor e umidade). Desta forma, em todas as áreas – exceto o extremo norte de RR – tem condições para chuvas nesta terça. Os maiores volumes estão previstos para o setor ao sul da capital Manaus no AM, e em áreas próximas à Santarém e Portel no PA, onde os volumes podem se aproximar dos 50 mm no decorrer do dia. Ao norte do TO, as chuvas também serão intensas, podendo se aproximar dos 40 mm no acumulado diário. Apesar da boa distribuição das chuvas, o padrão será de pancadas isoladas, ocorrendo preferencialmente no período da tarde.
Região Nordeste
A configuração de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) diminui as condições para chuvas no nordeste do nordeste, influenciando também o norte da BA. No entanto, este mesmo sistema, favorece as chuvas em suas bordas, promovendo maiores condições para precipitação no MA, PI, oeste e sul da BA, onde os volumes poderão superar a marca dos 50 mm em algumas localidades. As instabilidades também poderão atingir de forma pontual o sul do CE, mas sem promover volumes expressivos.
Região Centro-Oeste
A atuação de uma região de baixa pressão em conjunto com o calor e alta disponibilidade de umidade no ar, favorecem as condições para instabilidades especialmente sobre o MT. Essas instabilidades poderão ocorrer na forma de fortes temporais, sobretudo ao norte do estado, promovendo acumulados de até 40 mm na grande região de Colíder. Sobre o estado de GO, DF e norte do MS, as chuvas também estarão presentes na forma de pancadas isoladas que ocorrerão preferencialmente entre a tarde e noite. Ao sul do MS as instabilidades serão menores, mas não são descartadas pancadas pontuais e passageiras.
Região Sudeste
A componente que garante as chuvas sobre a região será o calor e alta disponibilidade de umidade no ar, favorecendo as instabilidades sobre os quatro estados do sudeste. Os maiores volumes previstos chegam na marca dos 40 mm no leste de MG. No entanto, as chuvas também serão volumosas ao norte do estado mineiro possibilitando registros de até 30 mm em alguns pontos. O índice de potencial para granizo, sinaliza para uma pequena possibilidade do fenômeno no sul de MG. Sobre SP, as chuvas se concentram na metade norte do estado com acumulados entre 10 e 20 mm, assim como no sul do ES e RJ.
Região Sul
Uma área de alta pressão e o avanço de uma massa de ar polar, mantém o tempo firme e com temperaturas amenas, na metade sul da região. Apesar disso, a influência dos ventos oceânicos, favorecem as condições para um tempo mais encoberto e chuvas fracas no leste de SC e litoral do PR. Vale mencionar também, que em alguns pontos do PR, devido ao calor e umidade, poderão ser registradas pancadas de chuva isolada, mas sem provocar volumes expressivos no acumulado diário. Já na metade oeste de SC e todo o estado do RS, o céu terá o predomínio do sol, sem condições para chuvas.
Por: AGROLINK –Aline Merladete
Publicado em 08/11/2021 às 19:22h.