O Seguro Paramétrico é um dos mais versáteis do Agronegócio e permite adaptações para atender às necessidades de cada situação no campo.
Existem vários tipos de aplicações, variações, coberturas, formas de coletas e análises de dados para fins de indenização.
De modo geral, as coberturas mais comuns contratadas nos seguros paramétricos são:
Alguns exemplos de coberturas, mas não limitados a estas, são as seguintes:
- a) – Variação de temperatura
- b) – Variação de precipitação
- c) – Variação de índices de sensoriamento remoto
- d) – Variação de índice agrometeorológico
- e) – Variação de umidade do solo
- f) – Variação de índice de desenvolvimento vegetativo
- g) – Variação de incêndio
- h) – Variação de índice de produtividade
- i) – Variação da radiação solar
Para todas as coberturas, é determinado um período em dias de vigência do seguro e as medições (mm de chuva, temperaturas ou umidade média do solo e outras) são feitas nesse período descrito na apólice. Cada seguradora possui seguro com características específicas de seu produto e a forma de medir os índices.
Outra característica comum aos seguros paramétricos é a sua aceitação do risco mais abrangente. Ele aceita riscos não cobertos pelo seguro agrícola tradicional como: áreas de cultivo de primeiro ano, solos arenosos, cultivos pós cana, cultivos consorciados, cultivos de integração além de outros riscos não aceitos no modelo tradicional.
Por tratar-se de produto com contratação pontual, faz-se necessário solicitar análise de cada situação. Para tal, a Garantia Agro está à sua disposição para buscar a forma que mais lhe atender.