Já imaginou perder de uma hora para outra todo o investimento feito em uma safra? Esse é um dos tipos de situação que o seguro agrícola pode evitar.
Além de ser uma garantia para o produtor, ele permite que a colheita seja mais tranquila, desde que realizado de acordo com a apólice. Esse é o primeiro passo.
1) Entender a importância e as vantagens do seguro para sua lavoura
Para isso é importante contar com uma corretora de seguros transparente e experiente no agronegócio, para que ela possa te explicar em detalhes as condições exigidas na apólice, assim como fornecer todo o suporte necessário para uma boa contratação.
2) Sempre se informe com a sua corretora sobre os procedimentos necessários
É muito importante tirar todas as dúvidas junto à sua corretora para evitar qualquer problema durante a vigência de seu seguro. Tenha uma relação tansparente e uma comunicação aberta com a sua corretora pois ela é sua representante junto a seguradora.
3) Realização de cotação personalizada
Não se baseie na cotação do seu vizinho, amigo ou parente. A seguradora analisa diferentes requisitos para determinar esses valores, que variam bastante de acordo com localidade, tipo de solo e histórico de produtividade. Por isso, faça sua cotação, de acordo com a sua realidade.
4) Suporte na entrega de documentação
Após aprovar a cotação, é hora de separar toda a documentação necessária, como documentos pessoais, croqui com a localização das áreas seguradas, comprovante de residência, entre outros. Agora é só nos encaminhar e aguardar a geração da apólice. Aqui oferecemos uma forma de fazer isso de modo fácil e rápido, através do nosso sistema, o Sysgarantia.
5) Em caso de sinistro
Agora que sua lavoura já está segurada, é hora de plantar! É importante ficar atento a algumas exigências contratuais caso algum sinistro aconteça, são elas:
– Diante da ocorrência de qualquer sinistro, em qualquer fase de desenvolvimento da cultura (mesmo diante da impossibilidade de quantificação da gravidade), avise imediatamente a seguradora. Ela vai agendar uma vistoria de monitoramento ou acompanhamento;
– Confirmado o sinistro, a colheita deve ser avisada com antecedência de 15 dias. Neste caso o produtor NÃO DEVE COLHER antes da visita do perito e liberação da colheita;
– O produtor deverá comunicar a seguradora o término da colheita e após a entrega de todos os documentos solicitados, a seguradora tem um prazo de 30 dias corridos para concluir o sinistro e pagar a indenização, quando houver;
– O produtor receberá um comunicado da seguradora, Carta Resposta, onde constará o resultado final da apuração do sinistro, se é procedente ou não e o valor total a ser indenizado.
É importante ressaltar que a vistoria deve ser feita antes da colheita, mediante comunicação do produtor com antecedência de 15 dias (prazos definidos pelo MAPA).
Aqui na Garantia Agronegócios você pode contratar a cobertura para fatores climáticos não só para soja, mas também para: milho verão, milho inverno, sorgo, trigo, cana-de-açúcar e algodão.
Ter o seguro da sua lavoura é uma forma de estar preparado para riscos que não podemos prever, e garantir que mesmo que eles ocorram, seu negócio estará protegido.